Conheça o Instituto

O Cão Terapeuta trabalha com a Intervenção Assistida por Animais (IAA) – uma intervenção que, com objetivos orientados e estruturados, intencionalmente incorpora animais aos campos de saúde e educação com a finalidade de obter ganhos terapêuticos em humanos. O animal é o agente facilitador desse processo, fazendo com que o assistido se sinta mais seguro e motivado para interagir com o seu interlocutor e com o ambiente. 

Atuou como um projeto social de 2009 a 2012, e, em junho de 2013, o Instituto se tornou uma OSC (Organização da Sociedade Civil); em 2015, recebeu o título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Hoje, o Cão Terapeuta realiza visitas semanais, quinzenais e mensais a hospitais e instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.

Localizado em São Paulo, conta com 37 cães de intervenção e seus donos voluntários, 17 voluntários sem cães, e 17 consultores e especialistas em comportamento animal, que acompanham todas as visitas realizadas para garantir as condições e a segurança dessas interações.

Nosso propósito é realizar atendimentos sempre fundamentados e de qualidade, o que significa, obrigatoriamente, preservar o bem-estar dos cães de intervenção. 

Em março de 2021, o Instituto foi certificado em Transparência e Boas Práticas Sociais pela Phomenta – membro do Comitê Internacional de Monitoramento de ONGs (ICFO).

Reproduzir vídeo

Missão

Promover saúde e qualidade de vida a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da Intervenção Assistida por Animais.

Visão

Ser reconhecido como referência em ações, ensino e pesquisa em Intervenção Assistida por Animais, almejando um mundo em que cada vez mais pessoas possam se beneficiar do contato terapêutico com os bichos.

Como Ajudar

LOJINHA

Conheça a coleção de produtos do Cão Terapeuta, escolha o seu preferido e doe!

DOAÇÕES

Doando para o Instituto, você ajuda a atender mais pessoas. Seja um doador!

PARCERIAS

Conheça nossos parceiros e apoiadores. E, quem sabe, não se torna um também?

VOLUNTARIADO

Saiba como se tornar um voluntário, com ou sem cão, do Instituto. 

Nossos Cursos

Com o crescimento da utilização das Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) no Brasil, o Instituto Cão Terapeuta também investe em disseminar conteúdos atualizados sobre o tema.

Transparência

Para onde vai a sua doação? Saiba como os recursos do Instituto Cão Terapeuta são utilizados. 

Blog

Acompanhe o dia a dia do Instituto e o que há de mais recente sobre as Intervenções Assistidas por Animais.