#Sabará60anos

Semanalmente, os pacientes do Sabará recebem uma visita superespecial: a buldogue francesa Lichia, que trabalha há dois anos como “cão terapeuta” e chega ao local de moto ao lado de sua tutora, a veterinária Katia de Martino.

Lichia faz parte do Instituto Cão Terapeuta, que anima o cotidiano de crianças, funcionários e médicos com visitas de 45 minutos de cães voluntários da iniciativa. A presença dos animais sempre movimenta as crianças e seus familiares, trazendo risadas e diversão em meio a internações. “Dez minutos em contato com um cão pode reduzir a dor do paciente, e é visível que as crianças acabam ficando mais felizes”, explica a veterinária.

Para se tornarem um “cão terapeuta”, os animais passam por um processo de adestramento básico, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças e dos bichinhos. “Somos muito bem recebidas pelos funcionários e pacientes. As pessoas acham que nós estamos fazendo as pessoas mais felizes, mas saímos de lá muito melhor do que entramos. Ganhamos muito com todo esse trabalho”, completa Kátia.

Publicação original em @hospitalsabara.