Nova terminologia: de IAA para SAA

Por Equipe Cão Terapeuta

O que muda na descrição das atividades que incorporam animais às áreas de saúde e educação

Nos últimos anos, a terminologia usada para denominar os serviços que, com objetivos orientados e estruturados, intencionalmente incorporam animais aos campos de saúde e educação com a finalidade de obter ganhos terapêuticos em humanos foi Intervenção Assistida por Animais – IAA.

Contudo, com a evolução do campo de atuação dessas atividades, essa nomenclatura tem dificultado a delimitação dos papéis dos prestadores de serviços, bem como a preparação, a formação e as expectativas dos animais que desempenham essas funções. 

As limitações por conta da falta de uniformidade na terminologia que usamos hoje comprometem o desenvolvimento da área em relação ao estabelecimento de padrões acordados de utilizações, qualificações e competências.

Portanto, diante da impossibilidade da nomenclatura atual acomodar a expansão e a diversificação dos programas ocorridas nos últimos anos, a recomendação – resultado de um grupo de trabalho internacional – é a de que, a partir de 2024, seja adotado o termo Serviços Assistidos por Animais (SAA).*

A nova terminologia abrange todo o espectro de atividades nas quais os animais são incluídos em vários papéis para benefício dos seres humanos. Os SAA são definidos como práticas, programas e serviços humanos mediados, guiados ou liderados por facilitadores que incorporam animais especialmente qualificados em processos terapêuticos, educacionais e de apoio destinados a melhorar o bem-estar dos seres humanos, garantindo ao mesmo tempo o bem-estar dos animais envolvidos.

*Johnson et al. Human-Animal Interactions (2024) 12:1
Recommendations for uniform terminology in animal-assisted services (AAS)
 https://doi.org/10.1079/hai.2024.0003