Efeitos da Intervenção Assistida por Animais em crianças hospitalizadas: conteúdos psíquicos

Tem curiosidade em saber como crianças podem ser afetadas emocionalmente de forma positiva com as Intervenções Assistidas por Animais?

Conheça o trabalho da Annelisa Faccin, que realizou o mestrado na PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Maria Claudia Cunha. Esta publicação é parte dessa pesquisa. Confira o resumo:

FACCIN, Annelisa Bruna. CUNHA, Maria Claudia. Efeitos da intervenção assistida por animais em crianças hospitalizadas: Conteúdos psíquicos. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 08, Vol. 06, pp. 15-36. Agosto de 2020. ISSN: 2448-0959

Intervenção Assistida por Animais (IAA) é toda atividade que incorpora animais aos campos da saúde e educação visando ganhos terapêuticos em humanos. Com pacientes pediátricos hospitalizados, estudos sugerem benefícios da interação da criança com o animal em vários aspectos.

O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da IAA na expressão verbal e não verbal de conteúdos psíquicos em crianças hospitalizadas. Foi uma pesquisa qualitativa baseada em estudo de casos de 05 pacientes (02 do sexo masculino e 03 do feminino), faixa etária entre 06 e 10 anos, hospitalizados há pelo menos 02 dias.

Participaram dois cães coterapeutas: Thor, 04 anos e Kate, 03 anos, da raça Golden Retriever, selecionados de acordo com critérios de protocolos internacionais e conduzidos pela pesquisadora. Foram aplicados desenhos livres e teste Wartegg, pré e pós IAA.

A presença do cão favoreceu maior contato com conteúdos emocionais associados às tentativas de enfrentamento da doença, proporcionou a possibilidade de modificar a condição patológica em favor da experiência de reintegração de si mesmo, uma reapropriação de sua identidade, parcialmente tolhida pelo processo de adoecimento e hospitalização.

Leia a publicação completa em: nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/criancas-hospitalizadas.

Foto: Evan Ishida