Crianças dormem melhor quando estão com seu animal de estimação?

A companhia de animais de estimação tem sido cada vez mais reconhecida em relação aos benefícios à saúde humana como redução do estresse e ansiedade.

Consequentemente, os tutores de animais gostam de passar o máximo de tempo possível com seus animais de estimação, inclusive quando estão dormindo. Mais de 50% dos tutores adultos compartilham suas camas com seus animais.

Muitos tutores afirmam que dormir junto com seus pets pode ser reconfortante e relaxante. Outros dizem que essa companhia diminui a solidão e que o sono dura mais tempo, associando a sensação de conforto e segurança.

Uma pesquisa do Canadá pesquisou o efeito da companhia dos pets em sono de crianças. Participaram 188 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos que foram submetidos a questionários e exames.

Os pesquisadores observaram que as crianças se sentiam melhor quando dormiam com seus animais de estimação, funcionando como uma segurança que alivia os medos noturnos. E a qualidade do sono não foi prejudicada quando comparada às crianças que não têm pets.

Lembrando que a cama compartilhada (com humanos ou pets) deve ser feita com segurança.

Referência:

Rowe H et al. The curious incident of the dog in the nighttime: the effects of pet-human co-sleeping and besharing on sleep dimensions of children and adolescents. Sleep health. 2021.