Cão Terapeuta no Hospital Infantil Sabará

Muitos sabem que os cachorros fazem bem à saúde das crianças. Os melhores amigos do homem propiciam momentos de companheirismo que podem contribuir para a qualidade de vida desde a infância. Além de oferecer o que mais apreciamos – amor, carinho, conforto e até a oportunidade de escutar nossas lamúrias sem contestar –, os pets ajudam também no aprendizado de valores pessoais como respeito e responsabilidade e trazem muita alegria ao convívio familiar.

Com esse ponto de partida, o Sabará Hospital Infantil aderiu à Terapia Assistida por Animais (TAA) por meio de uma parceria pioneira com o projeto Cão Terapeuta. Ou seja, agora contamos com visitas caninas no Hospital para trazer alegria e força aos pequenos.

Essa terapia tem como principal objetivo criar laços entre o paciente e um animal como parte integrante do processo de recuperação. Ela é realizada por profissionais da área de saúde que ajudam a promover o bem-estar físico e emocional dos pacientes.

O Hospital considera esse poder de interação entre cães e seres humanos muito positiva, pois trata-se de uma relação muito estudada nas últimas décadas e que apresenta influência na recuperação de doentes nas mais variadas situações.

Os cães que visitam o Sabará passam por uma rigorosa triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas. Eles passam por exames médicos trimestrais, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado no dia da visita. Inclusive, os pets recebem um atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto. Tudo isso para que a segurança dos pacientes seja garantida.

As visitas acontecem às terças e sextas-feiras no período da tarde, para a alegria de todos os pacientes e familiares que acompanham os cães terapeutas.

Clique aqui para ler a publicação original.