Cães com atividade assistida por animais são diferentes dos cães de estimação?

Uma pesquisa sobre suas habilidades sociocognitivas

As intervenções assistidas por animais (IAAs) são um conjunto de interações entre animais e humanos, destinadas a melhorar o bem-estar das pessoas. Os cães domésticos são muito utilizados ​​nesse tipo de atividade, devido à sua treinabilidade e aos efeitos positivos das interações entre cachorros e humanos.

O objetivo deste estudo* foi comparar o desempenho de cães de IAAs e cães de estimação que vivem na mesma casa, mas não participam dessas atividades. Foram avaliados 17 cães (9 participando de IAAs em ambientes hospitalares e 8 de estimação vivendo no mesmo grupo de controle doméstico) com uma bateria de testes compreendendo três tarefas comportamentais – teste de sociabilidade, teste de olhar e tarefa A-não-B.

Os resultados dos testes de contemplação indicaram que, quando os cães não foram reforçados para olhar para o rosto humano, os coterapeutas olharam por mais tempo para um experimentador desconhecido do que os de estimação. Portanto, mostraram uma tendência maior de olhar para os humanos e persistir nessa tentativa de comunicação quando essa resposta não foi bem-sucedida.

Além disso, de acordo com o escore DIAS, os cães de IAAs seriam menos impulsivos. Não foram encontradas diferenças significativas na tarefa A-não-B ou no teste de sociabilidade.

Concluindo, como esses cães coterapeutas não passaram por treinamento específico, os efeitos observados na pesquisa podem ser atribuídos, pelo menos em parte, às experiências de aprendizagem que tiveram durante o trabalho com as IAAs.

* Cavalli CM et al. Are animal-assisted activity dogs different from pet dogs? A comparison of their sociocognitive abilities, Journal of Veterinary Behavior, 2018, 23 (76-81).

Artigo completo em: doi.org/10.1016/j.jveb.2017.12.001.