Atividade Assistida por Animais e sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados

Ichitani, T; Cunha, MC. Atividade assistida por animais e sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados. Rev. dor. 2016; 17(4): 270-273.

Cresce o interesse sobre Intervenções Assistidas por Animais, no Brasil. A opção metodológica de desenvolver esse projeto em ambiente hospitalar vem ao encontro do interesse crescente dessas instituições em introduzir os animais durante o período de hospitalização dos pacientes, especialmente as crianças. A presença dos animais parece produzir benefícios socioemocionais significativos como adjuvante ao tratamento clínico de pacientes hospitalizados.

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da Atividade Assistida por Animais (AAA) na sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados.

Participaram do estudo 17 pacientes de 7 a 17 anos, hospitalizados no setor de internação do Hospital Infantil Sabará, com queixa de dor. Participaram dessas intervenções dois cães coterapeutas.

A escala numérica de dor foi aplicada antes e depois da AAA.

Na população estudada, há significância estatística de que a esta atividade demonstrou eficácia quanto à redução da dor autorreferida pelos pacientes, além de melhorar aspectos emocionais sobre a hospitalização.

Houve diminuição significativa da sensação de dor após a intervenção com o cão, corroborando com alguns estudos internacionais já realizados sobre o tema.

Publicação original em doi.org/10.5935/1806-0013.20160087.

Foto: Evan Ishida