Programa de Atendimento Virtual em Pacientes Pediátricos Oncológicos

Gillespie AI, Neu M. Youth and Pet Survivors: Exploring the Experiences of Pediatric Oncology and Bone Marrow Transplant Patients in a Virtual Animal-Assisted Therapy Pen Pal Program. Journal of Pediatric Oncology Nursing 2020;1-9.

Adaptação e tradução: Tatiane Ichitani

YAPS ™ (Youth and Pet Survivors ™) é uma forma de terapia assistida por animais virtual (TAA). É um programa projetado para crianças e adolescentes com câncer e/ou que passaram por um transplante de medula óssea (TMO) que experienciam visitas virtuais com um cão ou um gato (que também foi tratado de câncer ou doença grave) por meio de carta escrita e fotos.

O objetivo deste estudo foi explorar as experiências dos participantes do YAPS ao longo do tempo e para explorar como a TAA virtual pode ser uma intervenção adicional ou alternativa para a forma tradicional de interação, que envolve visitas presenciais de animais, principalmente cães.

Método: Entrevistas abertas, cara-a-cara. As entrevistas foram realizadas durante o envolvimento dos participantes com o animal. Os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo.

Resultados: Participaram 15 crianças e adolescentes, com idade de 7 a 16 anos. Três temas principais e cinco subtemas foram encontrados, incluindo conexão, experiência compartilhada e amizade. Os temas sugeriram que um programa virtual de TAA pode ser uma fonte de diversão e uma maneira de elaborar a experiência do câncer com um amigo animal que também enfrentou câncer ou problemas médicos graves.

Discussão: São necessárias intervenções que promovam o bem-estar para pacientes pediátricos oncológicos e de TMO. A TAA virtual parece ser uma dessas intervenções adequadas para quem tem afinidade por animais e gosta de escrever. As descobertas deste estudo também apresentaram uma lacuna interessante e intrigante para pesquisas futuras em TAA virtual.

Publicação original em pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32748690/.