Animais de estimação ajudaram crianças durante o ensino on-line

A companhia de um animal de estimação trouxe benefícios sociais, físicos e emocionais, e ajudou crianças a lidar com o estresse e a solidão durante a pandemia, segundo um levantamento feito com 2 mil pais nos Estados Unidos e Reino Unido. No período de quarentena, os animais de estimação foram ótimos companheiros, oferecendo às crianças apoio emocional.

Mais de 83% das figuras parentais afirmam que o animal de estimação da família ajudou seus filhos a se sentirem menos solitários durante o confinamento, sentindo que as interações do dia a dia com seu animal de estimação reduziram o estresse e a ansiedade das crianças. Cães e gatos também ajudaram a melhorar o desempenho acadêmico de seus filhos, ficando mais motivados com o animal de estimação por perto.

A pesquisa também indicou que a companhia do animal ajudou a aumentar a energia e concentração dessas crianças. Além disso, melhorou a convivência com os colegas da escola, estimularam atividades físicas.

O benefício também foi observado para o animal de estimação. Parece que os pets ficaram mais calmos quando passaram mais tempo ao lado das crianças.

Fonte: Revista Crescer, 12 junho 2021.