Afeto de um cachorro é realmente medicinal, aponta novo estudo

Apenas 10 minutos com um amigo de quatro patas pode ajudar a reduzir a dor

Segundo um estudo publicado no início deste mês, na revista PLOS One, para pacientes que sofrem com alguma dor na sala de emergência, apenas 10 minutos com um amigo de quatro patas podem ajudar a reduzi-la: os resultados revelam que o afeto canino ajuda a lidar com a dor, além de oferecer um pouco de otimismo para pacientes e profissionais de saúde. 

“Pesquisas mostram que os animais de estimação são parte importante da nossa saúde de diversas formas: eles nos motivam, nos levantam, nos dão rotinas”, disse Colleen Dell, principal autora do estudo e professora da Universidade de Saskatchewan. A pesquisa pediu a mais de 200 pacientes numa sala de emergência que relatassem seu nível de dor em uma escala de 1 a 10 – 10 como o nível mais alto de dor. Um grupo não recebeu intervenção assistida por animais, enquanto os demais participantes receberam 10 minutos com um cachorro de terapia; os visitados pelos cães relataram sentir menos dor. Dell espera que pesquisas assim signifiquem que podemos parar de questionar se os cães de terapia são realmente úteis em um contexto médico e começar a perguntar como integrá-los melhor às equipes de saúde.

Mike MacFadden, um enfermeiro do Canadá, disse que vê muito potencial na incorporação de cães de terapia como parte de uma abordagem holística para o tratamento da dor na sala de emergência, e que isso pode ajudar todos os envolvidos. “As equipes de emergência podem sentir um sofrimento moral resultante de sua incapacidade de atender às suas próprias expectativas de atendimento ideal. A presença de um cão de terapia não só traz apoio à experiência do paciente, mas também conforto aos prestadores de cuidados”.

Michelle Gagnon, professora assistente de psicologia e estudos de saúde da Universidade de Saskatchewan, explica que a dor pode ser pensada como uma experiência física e social. Ter apoio ou ser dispensado podem ter um impacto em como sentimos a dor, diz ela. Logo, faz sentido a asserção de que passar um tempo com uma criatura que lhe traga alegria e não invalide seus sentimentos pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Imagem: Allison Long / Kansas City Star/ Tribune News Service / Getty Images

Leia a matéria original em edition.cnn.com/2022/03/09/health/therapy-dogs-hospitals-wellness.