Artigos científicos

Ichitani, T; Cunha, MC. Atividade assistida por animais e sensação de dor em crianças e adolescentes hospitalizados. Rev. dor. 2016; 17(4): 270-273.

Cresce o interesse sobre Intervenções Assistidas por Animais, no Brasil. A opção metodológica de desenvolver esse projeto em ambiente hospitalar vem ao encontro do interesse crescente dessas instituições em introduzir os animais durante o período de hospitalização dos pacientes, especialmente as crianças.

Gillespie AI, Neu M. Youth and Pet Survivors: Exploring the Experiences of Pediatric Oncology and Bone Marrow Transplant Patients in a Virtual Animal-Assisted Therapy Pen Pal Program. Journal of Pediatric Oncology Nursing 2020;1-9.

YAPS ™ (Youth and Pet Survivors ™) é uma forma de terapia assistida por animais virtual (TAA). É um programa projetado para crianças e adolescentes com câncer e/ou que passaram por um transplante de medula óssea (TMO) que experienciam visitas virtuais com um cão ou um gato (que também foi tratado de câncer ou doença grave) por meio de carta escrita e fotos.

Kuzara, S.; Pendry, P.; Gee, N.R. Exploring the Handler-Dog Connection within a University-Based Animal-Assisted Activity. Animals 2019, 9, 402.

Houve um grande aumento no uso das Atividades Assistidas por Animais (AAA) em campi universitários em todo o mundo. Apesar de haver aumento recente na pesquisa para verificar a eficácia das AAAs, pouco se sabe sobre como os condutores e seus cães interagem para facilitar as experiências dos alunos durante esses programas.

Díaz Videla, M., & Rodríguez Ceberio, M. (2019). Las mascotas en el sistema familiar. Legitimidad, formación y dinámicas de la familia humano-animal. Revista De Psicología, 18(2), 44-63.⁣

Considerar os animais como membro da família não é comum em diversas culturas, porém ele é uma característica presente na vida familiar na maioria das culturas modernas. Cerca de 90% dos donos de animais os consideram membros de suas famílias. Eles desenvolvem um sistema emocional familiar equilibrado a partir…

de Carvalho, I.R., Nunes, T., de Sousa, L., Almeida, V., Intervenções Assistidas por Animais e Estresse. Journal of Veterinary Behavior (2019).⁣

As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) são cada vez mais populares em todo o mundo. Apesar de todos os seus benefícios potenciais, existem algumas observações importantes para os seres humanos e animais envolvidos em programas de IAAs que não devem ser desconsiderados, como o estresse dos animais.⁣..

Ng ZY, Fine AH. Considerações para a aposentadoria de cães de terapia. Animals. 2019; 9(12): 1-16.

Os animais de terapia atuam de diferentes formas durante a vida, mas haverá um momento em que não poderão mais se envolver nessas atividades. A aposentadoria da sua vida profissional é uma fase importante que todo animal de terapia irá enfrentar inevitavelmente. É normalmente considerada…

Mandrá, PP et al. Terapia assistida por animais: revisão sistemática da literatura. CoDAS. 2019; 31(3): e20180243.

A revisão sistemática publicada na CoDAS, uma revista científica do campo da fonoaudiologia, teve como objetivo descrever e verificar as características das evidências existentes sobre a aplicação da Terapia Assistida por Animais na área da saúde. Foram definidas…